
5 dicas para gerir o stress no trabalho
1. Prepara-se para a pressão
Se sabe que vai enfrentar uma situação de muita pressão, prepare-se antecipadamente para isso. Pensa em formas de resolver e identificar as melhores maneiras de administrar a crise que se adivinha de forma eficiente.
2. Saiba quando dizer não
Aceitar muitas tarefas simultaneamente é o caminho mais rápido para criar situações de stresse e ansiedade no trabalho. Ao aceitar acumular todas as tarefas que lhe propõem corre o risco de se tornar num profissional mediano, que apresenta um trabalho medíocre. Em vez disso, aprenda a recusar determinadas tarefas.
3. Não faça uma tempestade num copo de água
Evite a qualquer custo transformar pequenos contratempos em grandes problemas, que apenas vão aumentar a pressão sobre si. Antes de perder a calma, respire fundo e analise o conflito. Pense nas maneiras mais simples de o resolver.
4. Descontrair
Procure manter-se descontraído, isso vai ajudá-lo a sentir-se mais calmo. Faça alongamentos ou massagens e procure praticar um exercício físico. Desta forma vai sentir-se melhor consigo mesmo.
5. Pense positivo
Ver o lado positivo das situações pode ajudá-lo a melhorar o seu desempenho em qualquer situação. Este comportamento, por si só, é capaz de diminuir as condições de stresse e de ansiedade.
Universia Portugal